top of page

+ informações brevemente!

Mesa Redonda

Que escola frequentar 

na paleta destes dias?

In Versos,
José Luís Carvalhido

Prof. Doutor João Costa

jcosta.jpg

Doutor em Linguística, pela Universidade de Leiden, Holanda e Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Linguística, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi até novembro de 2015 diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Foi membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.

Foi presidente da Associação Europeia de Estudantes de Linguística (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística, e lecionou em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha e Holanda.

Prof. Doutora Odete Semedo

Maria Odete Costa Semedo1.jpg

Licenciou-se  em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1989/1990).  Assumiu,  ao regressar à Guiné-Bissau, a Coordenação Nacional do Projeto de Língua Portuguesa no Ensino Secundário, financiada pela Fundação Gulbenkian. Foi Diretora da Escola Normal Superior Tchico-Té; exerceu ali ao mesmo tempo suas atividades de professora. A partir de 1995 passou a desempenhar as funções de Diretora Geral do Ensino. Foi Presidente da Comissão Nacional para a UNESCO - Bissau. Assumiu as funções de Ministra  da Saúde e de Ministra da Cultura. Doutorou-se em Letras pela PUC Minas, Brasil.
Foi co-fundadora e é membro do Conselho de Redacção  da  Tcholona, Revista de Letras, Artes e Cultura.
Tem divulgado contos e poemas em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
1996 - livro de poemas Entre o Ser e o Amar, em Bissau.
2003 - Histórias e passadas que ouvi contar e No Fundo do Canto (edições portuguesas). Em 2003, recebeu o prêmio, na categoria escritor, de personalidade que contribuiu para o desenvolvimento global da Guiné-Bissau.
2006 - organizou a exposição Falas di Panus, em PUC Minas, onde se doutorou.

Moderador: Doutor Benjamim Moreira

Diretor do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior 

bottom of page