© 2018 Escola Superior de Educação | IPVC

               Av. Capitão Gaspar de Castro | 4901-908 Viana do Castelo 

SIGA-NOS 

  • Facebook EIPP

+351 258 806 200

Workshops

Momentos hands-on!

In Versos,
José Luís Carvalhido

Gramática: como desenvolver algumas aprendizagens essenciais

Filomena Viegas

Esta oficina contextualiza o ensino e a aprendizagem da gramática nos documentos de referência para o ensino do Português, nomeadamente nas Aprendizagens essenciais. Apresentam-se exemplos aos professores que procuram ser um desafio para o desenvolvimento de ações estratégicas incidindo sobre o ensino da gramática em articulação com as outras competências específicas. 

Criar um cenário inovador para ensinar e aprender português

Ana Paula Andrade Alves 

O projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN) disponibiliza um conjunto de ferramentas, orientações e recursos que permitem apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem.

A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, indo ao encontro do desenvolvimento das competências dos nossos alunos, conforme o preconizado no documento orientador do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Neste workshop, os participantes terão a oportunidade de criar, em equipa, os seus próprios cenários inovadores, partilhando as suas ideias, discutindo e refletindo sobre as possibilidades de integração destes cenários em contexto curricular do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa e em contextos de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular (DAC).

Serão abordadas algumas ferramentas digitais que ajudam os professores no processo de inovação e que poderão ser úteis para as práticas pedagógicas em ambiente de “sala de aula do futuro”.

Requisitos:

Os participantes deverão fazer-se acompanhar dos seus computadores portáteis.

 
 
Promover a leitura através dos dispositivos móveis

Adelina Moura

Incentivar os alunos a ler não é tarefa fácil. Mas é necessário que a escola disponha de estratégias apelativas para estimular as crianças e os jovens a ler por prazer. Todas as formas de leitura nos levam ao conhecimento de nós mesmos e dos outros. Do papel ao digital, não importa o suporte, a leitura é a arma mais poderosa da aprendizagem. Neste Workshop vamos ajudar os participantes a criar apps e recursos para despertar e desenvolver o hábito de leitura e transformar os smartphones dos alunos em ferramentas de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.

A ficção interativa nas aulas de Língua Portuguesa

José Carlos Dias

Já ouviu falar de ficção interativa ou de ficção hipertextual? Não? Não faz mal. Esta oficina vai dar-lhe o essencial sobre este género textual, que é simultaneamente literatura e um videojogo.

Depois desse introitozito, vamos à parte divertida e pôr as mãos no teclado, porque vamos todos escrever ficção interativa e, aos poucos, descobrir as especificidades desta forma de escrita criativa digital, coisas como narrativas ramificadas, agência narrativa e enigmas narrativos, entre outras. Para concluir, vamos refletir sobre o potencial didático da escrita interativa na sala de aula para o ensino/aprendizagem da língua portuguesa e para o desenvolvimento da criatividade.

Depois desta oficina, ficará com um conhecimento introdutório sobre o género interativo, será capaz de escrever sozinho/a pequenas histórias interativas e poderá começar a orientar os trabalhos de escrita interativa dos seus alunos, atividades de escrita como "aventuras exploratórias", "escape rooms" ou até RPGs para os mais corajosos.

Orquestra da Palavras

Paulo Condessa

Sexta-feira

Os monstros embalsamados

( Leitura criativa e poesia performativa)

Autores consagrados revisitados em jogos de leitura criativa coletiva.

Semi-oficina, semi-espectáculo de poesia performativa, adaptado de “Os Monstros Embalsamados”. Os participantes veem e ouvem e depois são convidados a experimentar determinados ritmos, sons, gestos, enfim, a dar alma à leitura dos poemas.

Sábado

O menino silêncio - Oficina

(Leitura sensorial e Inteligência Criativa)

 

Exploração da imaginação sensível, desprogramação operacional e coordenação espontânea.

A partir do livro “o menino silêncio” são feitos jogos-exercícios individuais e em grupo que permitem que cada um se “sintonize” com aspetos menos conhecidos das suas próprias capacidades criativas.

 
 
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now