top of page

Que escola escrever / na partitura de um concerto?

Workshops

Momentos hands-on!

Que escola escrever 

na partitura de um concerto?

In Versos,
José Luís Carvalhido

1
Gramática: como desenvolver algumas aprendizagens essenciais

Filomena Viegas

Esta oficina contextualiza o ensino e a aprendizagem da gramática nos documentos de referência para o ensino do Português, nomeadamente nas Aprendizagens essenciais. Apresentam-se exemplos aos professores que procuram ser um desafio para o desenvolvimento de ações estratégicas incidindo sobre o ensino da gramática em articulação com as outras competências específicas. 

2
Criar um cenário inovador para ensinar e aprender português

Ana Paula Andrade Alves 

O projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN) disponibiliza um conjunto de ferramentas, orientações e recursos que permitem apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem.

A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, indo ao encontro do desenvolvimento das competências dos nossos alunos, conforme o preconizado no documento orientador do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Neste workshop, os participantes terão a oportunidade de criar, em equipa, os seus próprios cenários inovadores, partilhando as suas ideias, discutindo e refletindo sobre as possibilidades de integração destes cenários em contexto curricular do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa e em contextos de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular (DAC).

Serão abordadas algumas ferramentas digitais que ajudam os professores no processo de inovação e que poderão ser úteis para as práticas pedagógicas em ambiente de “sala de aula do futuro”.

​

Requisitos:

Os participantes deverão fazer-se acompanhar dos seus computadores portáteis.

Âncora 1
Âncora 2
3
Promover a leitura através dos dispositivos móveis

Adelina Moura

Incentivar os alunos a ler não é tarefa fácil. Mas é necessário que a escola disponha de estratégias apelativas para estimular as crianças e os jovens a ler por prazer. Todas as formas de leitura nos levam ao conhecimento de nós mesmos e dos outros. Do papel ao digital, não importa o suporte, a leitura é a arma mais poderosa da aprendizagem. Neste Workshop vamos ajudar os participantes a criar apps e recursos para despertar e desenvolver o hábito de leitura e transformar os smartphones dos alunos em ferramentas de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.

4
A ficção interativa nas aulas de Língua Portuguesa

José Carlos Dias

Já ouviu falar de ficção interativa ou de ficção hipertextual? Não? Não faz mal. Esta oficina vai dar-lhe o essencial sobre este género textual, que é simultaneamente literatura e um videojogo.

Depois desse introitozito, vamos à parte divertida e pôr as mãos no teclado, porque vamos todos escrever ficção interativa e, aos poucos, descobrir as especificidades desta forma de escrita criativa digital, coisas como narrativas ramificadas, agência narrativa e enigmas narrativos, entre outras. Para concluir, vamos refletir sobre o potencial didático da escrita interativa na sala de aula para o ensino/aprendizagem da língua portuguesa e para o desenvolvimento da criatividade.

Depois desta oficina, ficará com um conhecimento introdutório sobre o género interativo, será capaz de escrever sozinho/a pequenas histórias interativas e poderá começar a orientar os trabalhos de escrita interativa dos seus alunos, atividades de escrita como "aventuras exploratórias", "escape rooms" ou até RPGs para os mais corajosos.

5
Orquestra da Palavras

Paulo Condessa

Sexta-feira

Os monstros embalsamados

( Leitura criativa e poesia performativa)

​

Autores consagrados revisitados em jogos de leitura criativa coletiva.

​

Semi-oficina, semi-espectáculo de poesia performativa, adaptado de “Os Monstros Embalsamados”. Os participantes veem e ouvem e depois são convidados a experimentar determinados ritmos, sons, gestos, enfim, a dar alma à leitura dos poemas.

​

​

Sábado

O menino silêncio - Oficina

(Leitura sensorial e Inteligência Criativa)

 

Exploração da imaginação sensível, desprogramação operacional e coordenação espontânea.

​

A partir do livro “o menino silêncio” são feitos jogos-exercícios individuais e em grupo que permitem que cada um se “sintonize” com aspetos menos conhecidos das suas próprias capacidades criativas.

Âncora 3
Âncora 4
Âncora 5
bottom of page