top of page

Comissão Científica e Organizadora

Conheça os dinamizadores do EIPP 2018!

Gabriela Barbosa

Gabriela Barbosa é Licenciada em Português (Ensino), Mestre em Linguística, pela Universidade do Minho e Doutora em Didática de Línguas, pela Universidade do Porto. É professora e investigadora no Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), onde coordena o Mestrado de  Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. É, ainda, colaboradora no Gabinete de Estudos para a Cooperação e Desenvolvimento (GEED) do IPVC. 

Ana Raquel Aguiar

Ana Raquel Rodrigues da Costa Aguiar é doutorada em Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Leciona na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A Didática do Português, a Formação de Professores, a Diversidade Linguística e Cultural e a Interculturalidade constituem as áreas de interesse e de investigação.

Paulo Faria

Cedo aprendeu que para ser professor não basta ter jeito: é preciso aprender tanta coisa que, desde que se licenciou, nunca mais parou de estudar. Estudou teatro, fotografia, políticas educativas, literatura, doutorou-se em tecnologias educativas e tem em curso o pós-doutoramento na área da leitura digital. Ao longo desse percurso descobriu que ler é o segredo. Por essa e, por outras razões, é que centra a sua vida profissional na coordenação de bibliotecas escolares e na docência no ensino superior. A par disso, vai investigando sobre leitura digital, formação de professores e literacias. As diferenças que vê nos dois filhos leva-o a acreditar que embora a letra seja sempre a mesma, cada um ouve a música no tom que lhe interessa. Não dispensa uma corridinha para ajudar a equilibrar o andamento.

Sónia Cruz

Sónia Cruz é doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. É professora na Escola Superior de Educação (Viana do Castelo) e investigadora no Laboratório de Tecnologia Educativa da Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação prendem-se com a criação de recursos educativos digitais, bem como a didática da História, área de formação de base da investigadora.

bottom of page